Saiba como abrir um CNPJ em Fortaleza de maneira rápida e fácil! Aprenda a formalizar o seu próprio negócio e comece a empreender em 2023.
Empreender é o sonho de muitos brasileiros que, durante toda a vida, trabalharam sob o bom e velho regime CLT. Hoje em dia, essa é uma realização bastante acessível, mas é preciso ter alguns cuidados.
O melhor caminho para empreender é sempre contar com uma orientação bem capacitada, pois isso reduz erros de eventuais e infelizes processos, autuações e até mesmo multas.
Essa orientação pode ser encontrada facilmente de diversas maneiras: consultores especializados, contadores ou contabilidades digitais e regionais como a Vesk, por exemplo.
Além disso, vale saber que, para abrir uma empresa, é preciso ter alguns cuidados essenciais, já que existem etapas legais e fiscais que não podem ser deixadas de lado. Vamos juntos conhecer cada uma delas!
Antes de saber exatamente como abrir um CNPJ, vale saber como esse cadastro funciona, qual sua utilidade, e o que ele representa para o seu negócio, entendido?
O famoso Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica(CNPJ) nada mais é do que a identificação de uma empresa perante órgãos oficiais, como a Receita Federal, por exemplo.
Esse cadastro consiste numa sequência de 14 números que informam o essencial sobre um empreendimento: área de mercado, data de abertura, e assim por diante.
A importância de se ter um CNPJ é simples: sem ele, sua empresa não existe de maneira legal.
Para empreender em território brasileiro, não basta a simples vontade, a reunião de materiais e algum nível de logística e marketing!
Abrir um CNPJ constitui a primeira etapa da constituição correta de uma empresa, e garante algumas vantagens como, por exemplo, a individualidade.
Nenhum cadastro é igual aos demais, e isso funciona como uma garantia que ninguém poderá se apropriar do nome ou da imagem do seu negócio.
Além disso, existem muitas vantagens que você, futuro empreendedor de sucesso, adquire quando abre um CNPJ:
Agora que você já entende como funciona o CNJP, chegamos ao primeiro passo para abrir o seu: a definição do CNAE da sua empresa.
O código CNAE(Classificação Nacional das Atividades Econômicas) serve para identificar quais são as atividades que sua empresa irá desempenhar.
Repito: as atividades, no plural. Na grande maioria dos casos, um empreendimento engloba vários tipos de atividades, e todas elas precisam ser declaradas no ato inicial de constituição do negócio.
Esse não é um passo que pode ser descartado, certo?
Sem a identificação dos CNAEs, você não conseguirá, por exemplo, fazer a futura tributação e prestação de contas que toda empresa necessita.
Além do CNAE, o seu CNPJ em Fortaleza precisará de uma natureza jurídica bem determinada.
Essa natureza não diz respeito a processos tributários como o CNAE, por exemplo, mas sim ao funcionamento interno da empresa: quantidade de sócios, funcionários, tamanho, capital social, etc.
Este passo é de extrema importância, pois fixa todas as obrigações e deveres que seu empreendimento terá de cumprir.
Existem várias naturezas jurídicas: MEI, Empresário Individual, Sociedade Simples, LDTA, dentre outras.
O fato é que essa escolha não é nada simples e, não raramente, demanda a presença de um profissional contábil, o que continua sendo a melhor opção.
Após feitas as etapas que citamos acima, o próximo passo para abertura do seu CNPJ em Fortaleza será a elaboração de um Contrato Social válido.
Para que você entenda melhor, um Contrato Social nada mais é do que a certidão que confere nascimento legal a uma empresa.
Caso o seu empreendimento envolva sócios, será nesse contrato que deverão constar dados básicos, como endereço, profissão e a participação de cada uma das partes. Interessante, não?
A depender da natureza jurídica do seu cadastro, um próximo passo será necessário: legalizar o seu CNPJ na Junta Comercial da sua região.
Nesta etapa, todos os documentos envolvidos no processo de abertura devem ser reunidos e levados à Junta competente, entendido?
Feito isso, seu CNPJ em Fortaleza estará legalizado e pronto para receber todo tipo de alvará que seja necessário para fazer sua empresa funcionar.
Mas não pense que o trabalho acaba por aí…
Após concluída a abertura do cadastro, será preciso manter em dia uma série de obrigações. Dentre elas, a mais importante é a tributação!
Seria realmente maravilhoso se, após todo o trabalho envolvido na abertura de um CNPJ, pudéssemos atuar em paz e aproveitar os lucros, não seria?
Infelizmente, não é assim que as obrigações fiscais funcionam.
A declaração recorrente de impostos é essencial para manter a saúde fiscal de uma empresa em Fortaleza, assim como em qualquer outro lugar.
A quantidade e peso dos impostos varia conforme o lugar, tamanho e tipo de empresa!
Mas vale alertar desde já que eles existem, e nunca devem ser deixados de lado se você deseja um futuro próspero para o seu negócio em 2023.
Depois de tudo isso, não é possível negar que constituir ou abrir um CNPJ em Fortaleza é uma tarefa árdua e bastante séria…
Mas há uma forma rápida e eficiente de acelerar seu processo de abertura de empresa: conte com o auxílio de uma Contabilidade Especializada.
Além de acompanhar e agilizar todo o processo de abertura, o serviço contábil garante que nada esteja fora dos termos e ainda mantém as obrigações fiscais em dia!
Toda empresa que deseja ter sucesso em Fortaleza, certamente precisará de uma contabilidade ao seu lado.
Com essa ajuda profissional, o sucesso do seu CNPJ estará garantido!
Você deseja abrir sua empresa em 2023 sem burocracia e iniciar um negócio de sucesso? Conte com a contabilidade Vesk! Clique e saiba mais.
Todos os direitos reservados a Vesk Contabilidade.
Privacidade e Termos
Vesk Contabilidade.