Saiba como funciona a declaração de imposto para profissionais da Psicologia em 2023. Confira as dicas para manter a tributação em dia!
Viver uma profissão é uma experiência rica, e quem enxerga do lado “de fora” geralmente não imagina os desafios que um outro profissional enfrenta. E você, se pudesse escolher, qual profissão gostaria de exercer?
Um psicólogo, por exemplo, não trata apenas da nobre tarefa de cuidar dos seus pacientes, acompanhá-los, fornecer direcionamento a cada um deles e aplicar técnicas psicoterapêuticas para elevar a qualidade de vida.
Claro, essas são funções extremamente importantes, e se você é alguém que pretende investir na área, pode e deve fazê-lo com ânimo!
Porém, para além disso, precisamos lembrar que ser um psicólogo é exercer uma profissão, ou seja, um papel social dentro do mercado de trabalho, seja no Brasil ou seja até mesmo no exterior, entendido?
E esse papel social impõe uma série de direitos e deveres que devem ser observados, caso o profissional queira ter um nível mínimo de sucesso…
Se você pensa em aposentar-se futuramente, o que é um direito seu, precisará cumprir com a contribuição mensal, por exemplo.
Caso você precise de algum auxílio doença, seja Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, precisará cumprir com alguns pré-requisitos anteriormente, e assim por diante.
Em suma, um psicólogo possui sim seus direitos e também vários deveres. Aqui vale uma dica: quanto melhor você conhecer cada um deles, mais simples e bem-sucedida será a sua carreira profissional!
Os direitos geralmente são fáceis de conhecer, e também não exigem muito esforço para serem buscados.
Portanto, hoje falaremos sobre os deveres ou, melhor dizendo, sobre um dos maiores deveres de um psicólogo: o pagamento de impostos. E mais, iremos focar no mais famoso, assustador e delicado de todos: o Imposto de Renda em 2023. Então vamos lá!
Antes de adentrar no passo a passo para efetuar a declaração do imposto de renda para psicólogos em 2023, será preciso esclarecer um ponto da mais alta importância…
Como você bem deve imaginar, manter a tributação em dia exige esforço, e um conhecimento sobre o que é e não é tributável, certo?
No caso dos psicólogos, sobretudo aqueles aqueles que trabalham com a prática clínica, existe uma distinção fundamental que precisa ser estabelecida: você atua como Pessoa Física ou Jurídica?
Se você já possui um CNPJ aberto, possui um consultório particular, ou até mesmo presta serviços para outros consultórios, e recebe seus rendimentos enquanto empresa, sua atuação é de Pessoa Jurídica.
Nestes casos, o Imposto de Renda costuma ser mais barato e deve ser feito através dos regimes tributários cabíveis ao seu CNPJ.
Essa tarefa pode ser deveras complexa, então aconselhamos o auxílio de alguma contabilidade especializada no ramo da Psicologia, como a Vesk Contabilidade, por exemplo!
Porém, se você não possui nada disso, e trabalha de maneira autônoma, ou seja, por conta própria e recebe em seu nome, o IRPF 2023 será sua próxima preocupação este ano. Tudo claro até aqui? Vamos em frente!
Seria um verdadeiro sonho se não fosse necessário declarar o imposto de renda todos os anos, não é mesmo? Sim, apenas seria, mas essa não é a nossa realidade, e provavelmente não será pelas próximas décadas.
O fato é que a grande maioria dos Psicólogos não somente precisam declarar o IRPF em 2023, como também deve. E saiba que sua saúde fiscal depende desta declaração!
Na realidade, em lei o que determina se uma Pessoa Física deve prestar contar com o FISCO é a conhecida faixa de isenção.
Essa faixa determina que todo brasileiro que receber rendimentos anuais totais de até R$28.559,70 está isento do imposto de renda.
Porém, uma vez ultrapassado este valor, será necessário declarar, e a maioria dos psicólogos está dentro dessa regra.
Para tirar a dúvida, você pode somar sozinho ou com a ajuda de um Contador Profissional (mais seguro) todos os seus ganhos ao longo do ano passado (2022) e conferir se a faixa de isenção é aplicável ou não.
Agora chegou a hora da ação. Uma vez enquadrado na regra que citamos acima, um Psicólogo estará obrigado a prestar contas à Receita, e aí é que começam as grandes dificuldades…
Existem alguns diferentes caminhos para que você cumpra com esta obrigação: o carnê leão, a declaração simplificada, a declaração e, por fim, o mais seguro de todos que é o auxílio contábil especializado.
O carnê ideal é um formato ideal de declaração para aquelas Pessoas Físicas que recebem de outras Pessoas Físicas. Ele inclui um recolhimento mensal, então vale considerar!
Um outro formato é a Declaração Simplificada, um abatimento padrão de 20% que será aplicado sobre os seus rendimentos totais, mas aqui existe um detalhe: a redução tem um limite de até R$16.754,34.
Já no caso da Declaração Completa, seus gastos são considerados em todos os pormenores: educação, saúde, etc.
Por fim, o meio mais simples, rápido e seguro é contar com o auxílio contábil especial para psicólogos!
Declarar imposto, além de ser uma obrigação, tem os seus riscos…
Um dígito errado, um recibo com data alterada ou algum documento ausente pode resultar em multas e processos fiscais que, sem dúvida, não ajudarão em nada o sucesso da sua carreira.
Por esse importante detalhe, o caminho mais seguro que existe para efetuar a tributação é contar com a contabilidade especializada, um serviço profissional que garante a segurança no seu processo tributário!
Gostou das dicas? O mais importante é que você, Psicólogo que atue em Fortaleza (CE) ou em qualquer outra cidade do Brasil consiga manter o seu IRPF 2023 em dia e não sofra com problemas futuros.
Se você busca segurança e tranquilidade na declaração, busque um contador e não sofra mais dores de cabeça, combinado? Sucesso!
Todos os direitos reservados a Vesk Contabilidade.
Privacidade e Termos
Vesk Contabilidade.