Saiba como funciona o Imposto de Renda para Médicos em 2023! Declare seu IR de maneira fácil e segura através das nossas dicas.
Que tipo de profissional é você? Todos nós sabemos que existem diversas profissões, e cada uma abarca uma série de competências e pré-requisitos legais e de conhecimento para serem exercidas…
Porém, uma coisa que nem sempre é clara é que, tão diversos quanto os tipos de profissões, são os tipos de profissionais que podemos encontrar no mercado de trabalho, seja no Brasil ou no exterior.
Existem ótimos profissionais, e assim são considerados porque cumprem todas as normas, atendem às competências necessárias e desempenham um trabalho de altíssima qualidade.
Mas nem tudo são flores e, assim como temos bons profissionais, também existem os ruins, não é verdade? Não é difícil diferenciar cada um dos tipos.
Dentre as várias profissões, os médicos são aqueles que carregam consigo um alto nível de importância e autoridade perante a sociedade.
Isso é justificável: além de salvarem vidas, ser médico demanda uma longa formação, que envolve um comprometimento com os estudos e bastante prática envolvida…
Mas será que apenas isso é suficiente para ser um excelente médico? Dito de outra forma, o que faz de um médico um ótimo profissional?
Nós respondemos: em parte, o cumprimento total dos deveres profissionais.
Dentre esses deveres, está a declaração de impostos e a boa manutenção da saúde fiscal. Este é um ponto muito importante!
Longos anos de estudo e residências são necessárias à sua formação como médico, mas sem manter uma tributação em dia, você não irá muito longe…
O primeiro passo para manter a saúde fiscal de um médico é entender quais impostos precisam ser declarados. Então vamos ao IRPF 2023!
A primeira pergunta que surge quando falamos em prática da medicina e tributação são os impostos que um profissional da área deve pagar.
Para saber quais são os tributos, antes é preciso saber se a atividade que o médico exerce é autônoma ou enquanto figura PJ(Pessoa Jurídica), entendido?
Se sua atuação no mercado se dá através de um consultório constituído ou coisa semelhante, a declaração de impostos(mensal e anual) se dará em nome da empresa em questão.
Nesses casos, um Regime Tributário é escolhido e o recolhimento de impostos é feito.
Porém, se você é um médico autônomo, ou seja, não possui empresa e trabalha/recebe em nome próprio, então terá de arcar com vários impostos, tais como o do INSS e o IRPF(Imposto de Renda Pessoa Física).
Aqui vale uma dica importante: em termos de comparação entre os dois modelos, um médico PJ economiza muito mais, já que as alíquotas(taxas) são reduzidas em relação ao de tipo autônomo.
Por essa razão e muitas outras, caso seja possível, constitua uma empresa utilizando uma contabilidade especializada e mantenha sua saúde fiscal tendo custos financeiros menores!
https://www.veskcontabilidade.com.br/contabilidade-para-medicos-em-fortaleza
Agora, se você prefere optar pela atuação como médico autônomo, ou simplesmente não possui um CNPJ ativo, terá que arcar com impostos mais básicos, e justamente aí entra o IRPF 2023.
A declaração do imposto de renda para médicos em 2023, assim como para qualquer profissional Pessoa Física, é sempre regida pela tabela de taxas.
Sua contribuição terá de ser proporcional aos rendimentos obtidos no ano anterior.
Essas taxas variam entre 7,5% e 27,5%, o que pode inicialmente parecer pouco, mas na verdade não o é de maneira alguma…
O pagamento do imposto de renda leva em consideração o rendimento total obtido ao longo do ano inteiro, e isso na ponta do lápis gera valores muito altos.
Caso você não saiba como reunir e calcular essas alíquotas, recomendamos o auxílio de uma contabilidade especializada, pois isso garante a segurança e legalidade da sua tributação!
O primeiro passo, como já dissemos, é considerar todos os rendimentos tributáveis ganhos no ano anterior. No caso presente, em 2022.
Além disso, será preciso acessar o site que a Receita Federal disponibiliza para o pagamento do imposto de renda, ou baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda disponível para versões Android e iOS.
Em seguida, deve-se preencher todos os dados com o máximo de exatidão possível!
Portanto, tenha completa atenção e preencha todos os dados requisitados. Logo em seguida se faz os pagamentos correspondentes.
Atenção, querido Médico: um simples erro de cálculo ou desvio de dedo pode gerar sérios problemas futuros, incluindo processos fiscais e altas multas.
E nem é preciso dizer que um médico que sofre processos fiscais em 2023 não vai muito longe…
Pode parecer um processo simples, mas os riscos são enormes…
Na tentativa de fugir de um alto imposto de renda, muitos são os médicos inteligentes que tentam constituir uma empresa e abrir o seu próprio negócio de maneira legalizada.
Essa é uma alternativa muito benéfica e inteiramente válida, mas exige alguns cuidados sérios.
É preciso saber como constituir uma empresa médica da maneira certa, cumprindo todas as necessidades impostas pelos órgãos federais!
Nesse sentido, o caminho mais rápido e fácil é contar com um auxílio contábil que seja especializado na sua área.
Não há nada melhor e mais prático!
Ter de lidar com contratos sociais, alvarás, planejamento tributário e homologações custa tempo e esforço, coisas das quais um médico normalmente não dispõe.
Acima de tudo, procure abrir um CNPJ com segurança, assim você evitará problemas e sua carreira estará isenta de quaisquer problemas.
Não há um único médico bem-sucedido que não conheça, aprove e recomende a contabilidade especializada para manter os impostos em dia!
Contar com um auxílio profissional sempre ajuda a solucionar dificuldades…
É para isso que contamos com os médicos, e é por isso que os médicos devem ter uma contabilidade ao seu lado.
Todos os direitos reservados a Vesk Contabilidade.
Privacidade e Termos
Vesk Contabilidade.