Saiba como organizar e otimizar suas finanças, representante! Conheça a maneira mais fácil e rápida de aplicar sua gestão financeira.
Você já se perguntou o que faz com que alguns profissionais tenham maior êxito em suas carreiras do que outros da mesma área? Se você quer ter sucesso na representação comercial, essa pergunta é importante!
Para aqueles que não conhecem bem a área, vale dizer que a Representação Comercial lida com a intermediação entre uma empresa com seus produtos ou serviços, e o consumidor ou cliente final.
Pode parecer uma atividade simples e bastante interessante, mas na prática apresenta uma série de dificuldades: organização, gestão de tempo, divulgação e marketing, tributação e também gestão financeira.
Na realidade, dentre todas as dificuldades que um representante encontra, talvez a maior de todas seja aplicar uma gestão financeira eficiente, que traga mais benefícios do que prejuízos.
De grosso modo, isso vale idealmente para qualquer tipo de profissional: não basta saber como exercer seu ofício e ganhar dinheiro com isso. Você precisa aprender a gerir bem suas finanças imediatamente!
Já pensou se um bancário captasse uma série de clientes e, em meio a tanto crescimento, não fizesse ideia de como administrar as próprias finanças? No mínimo, seria um cenário de desastres.
Sem gestão financeira, o caos estará instalado e, consequentemente, não haverá crescimento.
Não adianta buscar crescer no mercado, se a sua saúde financeira continua baixa, representante!
Sem ordem, não há crescimento. O ruim dessa história é que, em grande parte das vezes, conseguir efetuar alguma gestão financeira pode parecer uma tarefa difícil, complicada mesmo, quando não impossível, concorda?
Não se preocupe. Pensando nisso, a Vesk Contabilidade elaborou alguns passos simples que, uma vez aplicados, serão capazes de pôr em ordem sua saúde financeira, caro(a) representante! Então vamos lá…
Para começar uma boa gestão, esteja atento(a) ao primeiro passo: separe as suas despesas pessoais das suas despesas profissionais.
Uma confusão e um erro muito comum entre os profissionais da representação aqui no Brasil (em especial em Fortaleza-CE) é não saber discernir, a todo momento, entre finanças pessoais e profissionais.
Todas as suas despesas que estão envolvidas na promoção dos seus clientes não devem ser bancadas por fundos pessoais! Muito pelo contrário, é fundamental que as duas coisas estejam separadas…
Um bom representante deve prezar pela organização, e será impossível saber, ao fim de cada mês, o quanto você realmente obteve em rendimentos se não há diferença entre o que é e o que não é seu, certo?
Essa confusão entre despesas é bastante normal quando existem dificuldades financeiras, e os recursos profissionais estão a poucos passos de distância.
Porém, aconselhamos veementemente que você tente ao máximo resistir a esta tentação se pretender fazer uma boa gestão das suas finanças em 2023, combinado?
Se você quer ser um representante de grande destaque no mercado, entenda de uma vez por todas: nem todo dinheiro é igual ao seu dinheiro.
Acontece que, na sua atividade profissional, existem dois tipos de ganhos, o lucro e o faturamento, e eles jamais podem ser confundidos.
O faturamento, por exemplo, diz respeito a todos os valores que você arrecadou profissionalmente em um dia, semana ou mês de atividade.
Já o lucro é bastante diferente e consiste no seus ganhos reduzidos após a subtração dos recursos utilizados com custos variáveis e fixos, entendido?
Facilmente a vida agitada na representação pode fazer com que produza gastos baseado no seu faturamento pensando ser o lucro real que você possui, e isso é fonte de grandes dificuldades financeiras…
Além disso, a partir do momento que você possui o seu faturamento e lucro discernidos na ponta do lápis, será possível mensurar corretamente se ocorreu algum prejuízo e qual foi o seu real ganho por trabalhar.
Esse discernimento gera mais controle sobre sua receita pessoal, o que faz com que você tenha uma gestão financeira mais eficiente.
Pode parecer uma ação demasiado simples inicialmente, mas os resultados a longo prazo são recompensadores, pode acreditar!
E quem disse que você, Representante Comercial, possui apenas lápis, papel e caneta para fazer uma gestão financeira de altíssimo nível?
Hoje em dia, todos nós sabemos que existem diversas ferramentas tecnológicas que são criadas visando facilitar o nosso trabalho!
Ferramentas essas que podem ser aplicadas não somente no trabalho mas também na organização pessoal ou, melhor ainda, na sua gestão financeira agora em 2023.
Existem diversas: planilhas, softwares de cálculo fiscal, aplicativos de controle, programas de produção com gráficos de previsão e assim por diante.
Opções de ferramentas não faltam, e a regra geral é que você procure por aquela que melhor atende às suas necessidades de gestão e otimize toda sua vida financeira.
Lembre-se: organização é a palavra-chave desta história.
Porém, também é preciso saber que você não está sozinho no mercado da representação comercial.
A concorrência existe, e muito provavelmente você já a conhece a longo tempo, correto? Essa vida intensa de disputas sem dúvidas deixa pouca margem de tempo para que sua gestão financeira seja a melhor possível.
Por essa razão, faz muito bem aquele representante que busca por auxílio, ou seja, uma mão amiga extremamente competente e que seja responsável por cuidar da sua saúde financeira e fiscal 24 horas por dia.
Esse auxílio existe e tem nome: Contabilidade Especializada para Representante Comercial.
Ter um contador ao seu lado faz toda a diferença e elimina qualquer margem de erro e riscos financeiros!
Gostou das nossas dicas? Aplique cada uma delas e tenha a mudança na sua gestão financeira que você tanto busca.
Agora, se você não sabe por onde começar, aconselhamos que busque um serviço contábil especializado.
Sim, não há melhor opção para manter a sáude financeira e fiscal em dia do que um serviço contábil que entenda bem o seu ramo!
Porém, será preciso ter alguns cuidados ao escolher uma contabilidade: verifique a estrutura de suporte oferecida, garanta que esteja dentro do seu orçamento e, acima de tudo, possíveis avaliações de clientes.
Sucesso na gestão, representante!
Todos os direitos reservados a Vesk Contabilidade.
Privacidade e Termos
Vesk Contabilidade.